Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Alunos lançam livros virtuais inclusivos

Projeto foi destaque na EPTV (afiliada da Rede Globo): https://globoplay.globo.com/v/9748531/

A falha foi logo detectada pelos alunos do 5º ano AT (2020). Eles constaram que existiam poucas opções de livros infantis para crianças com deficiência auditiva e visual, ou que ainda estão em processo de alfabetização. Foi então que as professoras Rafaela Andrade e Taisa Lagamba pediram aos alunos que apontassem uma solução para o problema.

As crianças então resolveram montar uma biblioteca virtual, na qual os livros seriam narrados em áudio e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os próprios alunos escreveram as histórias e deram títulos às nove obras que compõem, até o momento, a biblioteca.

A professora Rafaela Andrade conta que ficou impressionada com o protagonismo dos alunos que detectaram um problema na realidade local e encontraram uma solução, na perspectiva do Projeto de Intervenção Social do (PIS), adotado pelos Colégios Maristas.

A turma se dividiu em quatro grupos com as funções de escrever, gravar as narrações, editar e ilustrar as publicações. “Eles se engajaram bastante no trabalho e tudo foi produção deles”, ressalta a professora.
Os alunos também escolheram os gêneros das obras: comédia, suspense e drama para contar histórias que têm como temática principal o futuro que elas esperam para a humanidade. ”Todas as histórias mostram um olhar diferenciado para os problemas do outro”, explica.

Para garantir qualidade editorial às publicações, os alunos usaram ferramentas de edição de imagens e áudios como o Book Creator, One Note, TEAMS e o VLibras.

Acesse a biblioteca virtual:

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Colégios Maristas

Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.