O Grupo Marista

No Brasil, o Grupo Marista preserva e alia a tradição, sempre atenta aos novos tempos e às diferentes realidades nas quais se faz presente. Isso se reflete nos inúmeros projetos e programas desenvolvidos nas três áreas de atuação do grupo: Educação, Solidariedade e Saúde.

A Rede Marista de Colégios
Valores e Excelência no Ensino: esse é o Jeito Marista.

Acreditamos na transformação do mundo por meio de crianças e jovens solidários e investigativos, que reconheçam seu papel no mundo e que estejam preparados para uma sociedade em constante transformação.

Nas 19 unidades da Rede Marista de Colégios, os alunos recebem uma formação integral composta pela tradição de nossos valores e pela excelência acadêmica de uma aprendizagem significativa e transformadora.”

Colégio Marista Champagnat

Terceira unidade Marista em Ribeirão Preto, inaugurado em 2014, está localizado no bairro Saint Gérard, na zona sul da cidade. Tem como grande diferencial a sua proposta pedagógica, na qual a criança e o adolescente, protagonistas na construção de sua própria história, produzem conhecimento e formas de relações para compreender e agir no mundo, entendendo-o como em transformação constante.

ATUAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO

Colégio Marista Ribeirão Preto
Os primeiros Irmãos Maristas chegaram em Ribeirão Preto no dia 30 de dezembro de 1937. Em 7 de fevereiro de 1938, foram iniciadas as atividades pedagógicas do Ginásio Nossa Senhora Aparecida, que permaneceu com este nome até 1961, quando se tornou definitivamente, Colégio Marista Ribeirão Preto. Hoje, aos 75 anos de sua inauguração, o Colégio alia modernidade tecnológica e excelência em educação para formar seus alunos como agentes de transformação.

Centro Educacional Irmão Rui
Prestando serviços no âmbito da Proteção Social Básica de acordo com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, o Centro Educacional Marista Ir. Rui atua desde 1973 no atendimento às necessidades da demanda em uma perspectiva de promoção e emancipação social. Desde sua fundação, atende diretamente através de atividades socioeducativas em meio aberto crianças e adolescentes de ambos os sexos, respectivas famílias e comunidade.
O foco está na valorização das pessoas, na criação de vínculos, no protagonismo social, na participação da família e da comunidade e na promoção da cidadania.

Instituto Marista

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”

Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.