Educação Infantil
Ateliês
Os Ateliês são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criatividade e da investigação. Espaço e tempo dedicados a pesquisa, criação, manipulação de materiais e construção de conhecimentos, por meio das múltiplas linguagens presentes no currículo escolar, promovendo vivências significativas. Nossos Ateliês:
• Ateliê Artístico;
• Ateliê Corporal;
• Ateliê das Ciências da Natureza;
• Ateliê do Sabor;
• Ateliê de Literatura e da Linguagem Cênica;
• Ateliê das construções.
Para as vivências nos espaços contamos com professores Atelieristas, que possuem formações específicas e atuam nos aprofundamentos do trabalho com as diferentes linguagens.
Projetos de Investigação
Propiciam condições para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. A partir das curiosidades e discussões dos estudantes, é escolhido um tema para investigação. O professor atua como mediador das hipóteses e dos questionamentos levantados, planejando com as crianças o que farão para descobrirem aquilo que querem aprender. Por meio da investigação, percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem e constroem conhecimentos.
Fio da Vida
Com foco no protagonismo infantil e planejado em conjunto pelos educadores e alunos, o Fio da Vida promove diálogos que decidirão quais propostas serão desenvolvidas ao longo do ano. O projeto também possibilita às crianças sugerir os espaços e os ateliês que serão utilizados no ano letivo.
Ensino fundamental – Anos Iniciais
Projeto de Vida e Projeto de Intervenção Social (PIS)
Os estudantes são instigados a observar, dialogar, investigar, planejar e atuar junto às questões significativas da vida em comunidade, pensando sobre como agir no mundo. Esta atuação exige das crianças e adolescentes um reconhecimento cada vez maior de quem são e das múltiplas possibilidades de agir, traçando seus projetos pessoais de vida, incluindo neles perspectivas de ação social.
Saiba mais sobre o PIS!
Filosofia como metodologia investigativa
A Filosofia, como uma forma de estruturação e reflexão sobre os conhecimentos e os valores aprendidos, faz-se presente na metodologia. Também a busca de competências ligadas ao desenvolvimento acadêmico, tecnológico, ético-estético e político
mobiliza a organização curricular das aprendizagens promovidas neste segmento, permeando e inspirando as áreas de conhecimento.
Ateliês
Os Ateliês são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criatividade e da investigação. Neles são trabalhadas as múltiplas linguagens presentes no currículo escolar.
Ensino Fundamental – Anos Finais
PICS – Projeto de Intervenção Científico-Social
O projeto potencializa vivências significativas que promovem uma leitura da realidade e tomadas de posições, nas quais os estudantes são instigados a observar, dialogar, investigar, planejar e atuar junto às questões significativas da vida em comunidade, pensando sobre como agir no mundo.
Esta atuação exige das crianças e adolescentes um reconhecimento cada vez maior de quem são e das múltiplas possibilidades de agir, traçando seus projetos pessoais de vida, incluindo neles perspectivas de ação social.
Propicia o desenvolvimento amplo das competências na área de pesquisa e inovação, bem como o aprofundamento e produção de saberes científicos e incentivo ao empreendedorismo.
Vivências Internacionais
As vivências para os estudantes do 9º ano vão além do aprofundamento da língua inglesa, promovem o desenvolvimento da autonomia estudantil por meio da experiência de vida em outro país. Os programas são permeados por sessões de aula, tempo para estudar, excursões locais, viagens de campo diurnas e recreação, sempre em sinergia com interesses e aspirações acadêmicas dos estudantes.
Projeto de Vida
Os Projetos de Vida são desenhados pelas escolhas dos estudantes, com a construção dos Projetos de Intervenção Científico-Social vivenciados ao longo de todos os anos do Ensino Fundamental, mobilizando os estudantes a interagir e intervir no mundo, buscando resolver problemas socioculturais e traçando objetivos ligados às experiências coletivas e pessoais.
Filosofia como metodologia investigativa
A Filosofia, como uma forma de estruturação e reflexão sobre os conhecimentos e os valores aprendidos, faz-se presente na metodologia. Também a busca de competências ligadas ao desenvolvimento acadêmico, tecnológico, ético-estético e político mobiliza a organização curricular das aprendizagens promovidas neste segmento, permeando e inspirando as áreas de conhecimento.
PJM – Pastoral Juvenil Marista
A Pastoral Juvenil Marista (PJM) promove o protagonismo juvenil e uma atuação solidária através de diversas iniciativas. Saiba mais sobre a ação pastoral. (relacionar com a página da pastoral).
Período Integral
Experimentar, falar outra língua, se desafiar e conectar o corpo e mente!
No Período Integral os alunos ampliam suas fronteiras de aprendizagem com orientação de professores dedicados, fazem uma imersão na língua inglesa, participam de atividades físicas e artísticas, focam nos estudos do dia, questionam o mundo por meio de projetos e ainda sobra tempo para descansar e se divertir em um espaço acolhedor.
Vamos Mexer?
Além de aprenderem expressão corporal, os alunos também desenvolvem o espírito de coletividade e solidariedade, no Núcleo de Atividades Complementares (NAC). Aqui oferecemos um leque de atividades esportivas e artísticas!
New Opportunities!
Além do contato com cultura, vivências artísticas e esportivas, os alunos do Colégio Marista Champagnat têm contato com a língua inglesa nas aulas do Marista Idiomas.
Utilizamos um método exclusivo de ensinar a língua inglesa que propõe o aprendizado de uma maneira lúdica e divertida, com jogos e brincadeiras. Por meio dessa linguagem, nos aproximamos ainda mais dos alunos, despertando o interesse deles por um novo idioma!
Aqui os alunos exploram seu potencial e descobrem novas habilidades. Faça a matrícula! https://champagnat.colegiosmaristas.com.br/agende-sua-visita/
Champagnat
O Período Integral está disponível para as seguintes turmas, nos horários abaixo:
- Educação Infantil (Infantil 3 ao Infantil 5):
Ampliado: das 7h às 13h30 | Com atividade curricular no período da tarde, das 13h30 às 17h30.
Entrada flexível a partir das 7h até as 9h. - Ensino Fundamental (1º ao 4º ano):
Ampliado: das 12h às 18h | Com atividade curricular no período da manhã, das 7h30 às 12h.
Saída flexível a partir das 16h30.