Agende sua visita Rematrícula
Área Restrita

Acessibilidade

Projetos Pedagógicos

EDUCAÇÃO INFANTIL

Ateliês

Os Ateliês são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criatividade e da investigação. Espaço e tempo dedicados a pesquisa, criação, manipulação de materiais e construção de conhecimentos, por meio das múltiplas linguagens presentes no currículo escolar, promovendo vivências significativas. Nossos Ateliês:
• Ateliê Artístico;
• Ateliê Corporal;
• Ateliê das Ciências da Natureza;
• Ateliê do Sabor;
• Ateliê de Literatura e da Linguagem Cênica;
• Ateliê das construções.
Para as vivências nos espaços contamos com professores Atelieristas, que possuem formações específicas e atuam nos aprofundamentos do trabalho com as diferentes linguagens.

Projetos de Investigação

Propiciam condições para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. A partir das curiosidades e discussões dos estudantes, é escolhido um tema para investigação. O professor atua como mediador das hipóteses e dos questionamentos levantados, planejando com as crianças o que farão para descobrirem aquilo que querem aprender. Por meio da investigação, percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem e constroem conhecimentos.

Fio da Vida

Com foco no protagonismo infantil e planejado em conjunto pelos educadores e alunos, o Fio da Vida promove diálogos que decidirão quais propostas serão desenvolvidas ao longo do ano. O projeto também possibilita às crianças sugerir os espaços e os ateliês que serão utilizados no ano letivo.

Ensino fundamental – Anos Iniciais

Projeto de Vida e Projeto de Intervenção Social (PIS)

Os estudantes são instigados a observar, dialogar, investigar, planejar e atuar junto às questões significativas da vida em comunidade, pensando sobre como agir no mundo. Esta atuação exige das crianças e adolescentes um reconhecimento cada vez maior de quem são e das múltiplas possibilidades de agir, traçando seus projetos pessoais de vida, incluindo neles perspectivas de ação social.

Saiba mais sobre o PIS. 

Filosofia como metodologia investigativa
A Filosofia, como uma forma de estruturação e reflexão sobre os conhecimentos e os valores aprendidos, faz-se presente na metodologia. Também a busca de competências ligadas ao desenvolvimento acadêmico, tecnológico, ético-estético e político
mobiliza a organização curricular das aprendizagens promovidas neste segmento, permeando e inspirando as áreas de conhecimento.

Ateliês
Os Ateliês são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criatividade e da investigação. Neles são trabalhadas as múltiplas linguagens presentes no currículo escolar.

Ensino Fundamental – Anos Finais

PICS – Projeto de Intervenção Científico-Social

O projeto potencializa vivências significativas que promovem uma leitura da realidade e tomadas de posições, nas quais os estudantes são instigados a observar, dialogar, investigar, planejar e atuar junto às questões significativas da vida em comunidade, pensando sobre como agir no mundo.
Esta atuação exige das crianças e adolescentes um reconhecimento cada vez maior de quem são e das múltiplas possibilidades de agir, traçando seus projetos pessoais de vida, incluindo neles perspectivas de ação social.
Propicia o desenvolvimento amplo das competências na área de pesquisa e inovação, bem como o aprofundamento e produção de saberes científicos e incentivo ao empreendedorismo.

Vivências Internacionais

As vivências para os estudantes do 9º ano vão além do aprofundamento da língua inglesa, promovem o desenvolvimento da autonomia estudantil por meio da experiência de vida em outro país. Os programas são permeados por sessões de aula, tempo para estudar, excursões locais, viagens de campo diurnas e recreação, sempre em sinergia com interesses e aspirações acadêmicas dos estudantes.

Projeto de Vida

Os Projetos de Vida são desenhados pelas escolhas dos estudantes, com a construção dos Projetos de Intervenção Científico-Social vivenciados ao longo de todos os anos do Ensino Fundamental, mobilizando os estudantes a interagir e intervir no mundo, buscando resolver problemas socioculturais e traçando objetivos ligados às experiências coletivas e pessoais.

Filosofia como metodologia investigativa

A Filosofia, como uma forma de estruturação e reflexão sobre os conhecimentos e os valores aprendidos, faz-se presente na metodologia. Também a busca de competências ligadas ao desenvolvimento acadêmico, tecnológico, ético-estético e político mobiliza a organização curricular das aprendizagens promovidas neste segmento, permeando e inspirando as áreas de conhecimento.

PJM – Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) promove o protagonismo juvenil e uma atuação solidária através de diversas iniciativas. Saiba mais sobre a ação pastoral. (relacionar com a página da pastoral).

Itens relacionados