Projeto foi destaque na EPTV (afiliada da Rede Globo): https://globoplay.globo.com/v/9748531/
A falha foi logo detectada pelos alunos do 5º ano AT (2020). Eles constaram que existiam poucas opções de livros infantis para crianças com deficiência auditiva e visual, ou que ainda estão em processo de alfabetização. Foi então que as professoras Rafaela Andrade e Taisa Lagamba pediram aos alunos que apontassem uma solução para o problema.
As crianças então resolveram montar uma biblioteca virtual, na qual os livros seriam narrados em áudio e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os próprios alunos escreveram as histórias e deram títulos às nove obras que compõem, até o momento, a biblioteca.
A professora Rafaela Andrade conta que ficou impressionada com o protagonismo dos alunos que detectaram um problema na realidade local e encontraram uma solução, na perspectiva do Projeto de Intervenção Social do (PIS), adotado pelos Colégios Maristas.
A turma se dividiu em quatro grupos com as funções de escrever, gravar as narrações, editar e ilustrar as publicações. “Eles se engajaram bastante no trabalho e tudo foi produção deles”, ressalta a professora.
Os alunos também escolheram os gêneros das obras: comédia, suspense e drama para contar histórias que têm como temática principal o futuro que elas esperam para a humanidade. ”Todas as histórias mostram um olhar diferenciado para os problemas do outro”, explica.
Para garantir qualidade editorial às publicações, os alunos usaram ferramentas de edição de imagens e áudios como o Book Creator, One Note, TEAMS e o VLibras.
Acesse a biblioteca virtual:
https://read.bookcreator.com/library/-MEZEfgQBRQyqQ6e18vy