Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

As brincadeiras no cotidiano escolar

 

A complexidade do pensamento infantil é expressa nas atividades produzidas pelas crianças, com destaque no brincar, que é a atividade principal na infância. Por meio dele a criança aprende de forma mais significativa. A aprendizagem ocorre permeada por diversas linguagens, e a linguagem das brincadeiras se destaca na infância, período de maior desenvolvimento do ser humano.

Na Educação Infantil, a criança está em pleno desenvolvimento da compreensão, aquisição de linguagem e do pensamento generalizante (agrupamentos de ideias e conceitos). Nesta fase as brincadeiras de faz-de-conta são mais presentes, então as crianças começam a entender o modo como os objetos funcionam e a relação dos adultos com os objetos e com as pessoas. Por isso a importância das brincadeiras e suas regras, que amadurecem o comportamento, auxiliam no desenvolvimento e na passagem do pensamento empírico (experiência) para o abstrato (teoria).

Também há a importância de atividades manuais, desenhos, música, leituras, construção de objetos, representações por meio de múltiplas linguagens, para constituir o desenvolvimento integral da criança.

Entende-se, então, que a escola precisa organizar atividades que favoreçam uma variedade de opções para que a criança possa escolher, sentindo-se motivada e interessada a participar. Essas atividades devem ser organizadas visando favorecer brincadeiras com movimentos, aspecto fundamental, e que estejam presentes na Educação Infantil, pois, promove a adequação das exigências e propostas às possibilidades psicomotoras das crianças: o desenvolvimento da postura e atenção, da autonomia, e dos aspectos cognitivos e afetivos, de forma integrada.

Para isso, a organização do tempo e do espaço, e das situações de aprendizagem, contando com ambientes preparados com materiais diversos, jogos, brinquedos, de forma que a criança se sinta convidada à interagir e a brincar, são boas opções para favorecer a aprendizagem. Encontramos nos documentos oficiais que regem as diretrizes nacionais para a Educação Infantil a relevância das interações e brincadeiras como eixos que norteiam as propostas para esta modalidade.

Os espaços, também considerados como linguagem, constituem elemento importante na potencialização das relações que neles se estabelecem e que são permeadas pelo lúdico, pelo brincar. Podem ser organizados de acordo com as necessidades de aprendizagem, a temática do projeto desenvolvido e a faixa etária, promovendo nesses momentos as interações sociais, atendendo às individualidades e contribuindo para o atendimento das crianças.

As explorações sensoriais, os espaços para o faz de conta, para jogos de regra e jogos cooperativos, promovem a construção de significados que vão além do momento imediato, e que desempenham papel essencial na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Vale ressaltar que uma educação de qualidade deve considerar as diversidades presentes em sala de aula e atender aos princípios de uma aprendizagem significativa, para proporcionar o desenvolvimento infantil.

A escola deve aderir novas propostas, visando sempre o bem-estar de cada criança. E se o brincar é a atividade principal na primeira infância, é necessário incluí-lo de maneira plena nas propostas em Educação Infantil, articulando-o cada vez mais com as situações de aprendizagem, como aquilo que move o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Ana Caroline Del Bem Caldas é docente no Colégio Marista Champagnat, do Grupo Marista. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

 

P_20170221_160757_vHDR_On

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.