“Na primeira infância a criança, como um todo, é, de maneira totalmente inconsciente, um órgão sensório. Em seu interior ela reproduz o que percebe principalmente nas pessoas ao seu redor. Não obstante, tais imagens interiores não são meras imagens; são ao mesmo tempo, forças que organizam física e plasticamente a criança em seu interior” Rudolf Steiner.
Através dos sentidos que estabelecemos contato entre o mundo interno e o mundo externo. Tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, experimentamos exerce um reflexo físico, uma ação (pequena, média ou grande), e um reflexo psíquico, sensações e sentimentos. Os sentidos nos “informam” sobre o mundo externo e transformam nosso mundo interno, o que acontece dentro de nós.
Seguimos nossa sequência didática sensorial, explorando tudo ao nosso redor, com vivências significativas para nossas crianças. Construímos uma caixa sensorial, onde cada lado representa uma cor. Em cada cor estudada, novas experiências, como a tinta de beterraba (receita abaixo), preto e o áspero da lixa. Como disparador da nossa sequência, utilizamos o livro ” Romeu e Julieta” de Ruth Rocha.
RECEITA DE TINTA DE BETERRABA
Ingredientes:
Água
1 pitada de sal
1 beterraba cozida e cortada em pedaços
Modo de preparo:
Bata no liqüidificador o legume com pouca água. Não é necessário coar se a beterraba estiver sem casca.
Infantil 2 (manhã)