Cavar, rastelar, peneirar, amontoar areia, construir estradas, planejar castelos e outras construções, favorecem aprendizados. São experiências que testam as possibilidades do material: resistência, consistência, formatação, temperatura, umidade e permanência do que é construído.
Estes momentos além de divertidos são de intensa construção de conhecimentos: Observar a areia que escorre por tubos, canos e funis, construir caminhos e transportar materiais, planejar e construir castelos, montanhas, casinhas, elaborar comidinhas com bacias, potes, colheres, pás e outros elementos da natureza (folhas, gravetos, flores e sementes). Combinar a experiência com água para ampliar as possibilidades de inventar brincadeiras e exercitar a criatividade.
As brincadeiras e construções no parque de areia permitem que a criança entenda mais sobre o convívio coletivo, eles aprendem a respeitar o espaço do outro, começam a organizar grupos e atribuir funções, desenvolvendo, assim, o processo de autonomia e o desenvolvimento da coordenação motora.
Apreciem as fotos da turma do 1º ano A do período da tarde vivenciando este momento de construção, que nós do Colégio Marista Champagnat consideramos tão importante para a aprendizagem das crianças.