Compartilhamos uma reflexão sobre os momentos de tarefas de casa, em entrevista concedida para a assessoria de comunicação do Grupo Marista pela Professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Gabriela Paula dos Santos Branco, pedagoga pela USP e pós-graduada pela UFSCar.
Como deve ser a postura da família na hora da tarefa de casa? Deve ajudar ou não?
Os familiares, no momento da tarefa de casa, devem auxiliar as crianças na execução das atividades compartilhando seus saberes e auxiliando na construção do conhecimento. É importante que mantenham esse vínculo com os estudantes, mesmo que tenham dúvidas e/ou dificuldades para realizar as propostas, a presença do adulto junto às crianças cria vínculos e garante maior segurança a elas.
Quando os familiares percebem que a criança fez errado, como devem agir? Devem corrigir ou deixar que a criança vá para a escola com a tarefa errada para correção junto à classe / professora?
Os familiares devem considerar as hipóteses das crianças sobre os assuntos abordados nas tarefas e conversar com elas a respeito das dúvidas que apresentarem e os meios para resolvê-las. Sendo assim, tornam-se mediadores do processo de ensino – aprendizagem. O erro precisa ser considerado como parte do processo de aprendizagem, é preciso considerar os conhecimentos prévios das crianças e estimulá-las para que consigam construir e realizar suas atividades com prazer e dedicação.
E quando a criança se recusa a fazer a tarefa de casa, como os pais devem agir? Como estimular?
No momento da recusa da tarefa de casa, os pais precisam estimulá-las mostrando como a realização das atividades irá propiciar a melhor apreensão do conhecimento. Se a recusa permanecer, os pais devem explicar as consequências que a negação pode acarretar no desenvolvimento da aprendizagem e nas questões de comprometimento e responsabilidade. Lembrando que tanto pais como professores e demais adultos formadores são exemplos no processo de desenvolvimento das crianças, tendo em vista esse fator, a organização dos pais no cumprimento de seus afazeres, seja no trabalho ou em casa, servirá de incentivo para a construção da disciplina e responsabilidade nas crianças.
O ambiente dedicado a fazer a tarefa de casa interfere na disposição da criança para fazer a tarefa? Quais as sugestões para este ambiente e para este momento?
O ambiente deve ser estimulador, criador e propício para o feitio das tarefas. Iluminação, limpeza e organização, são fatores essenciais para proporcionar um espaço tranquilo e sadio para as crianças. O mobiliário confortável e adequado e a sintonia dos familiares para que esse ambiente seja acolhedor fazem a diferença no momento da realização das atividades.
Qual é a função da tarefa de casa?
Os registros sistematizados realizados em casa são importantes para desenvolver a memória, a síntese e a construção dos conhecimentos, bem como servir de parâmetro sobre o que a criança sabe, sobre o que é necessário investir e os pontos para aprofundarmos.
Sua função é, para além da sistematização dos saberes, a criação de responsabilidades, rotina e horários de estudo, estimulando hábitos de leitura, escrita e pesquisa.
Qual é o volume considerado ideal de tarefa de casa?
O volume das tarefas será relativo, tendo em vista os conhecimentos a serem trabalhados na semana, na quinzena, ou no semestre.
Não há como estipular um volume específico, mas o bom senso do professor avaliará o que deverá ser realizado em casa. Levando em consideração as outras possíveis atividades que a criança frequenta fora do Colégio, a rotina familiar e o tempo para brincar/livre que elas precisam ter em casa também.