Educação empreendedora para a vida

Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora, o projeto “Educação Financeira e Empreendedorismo”, que acontece no colégio com as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, mobiliza o olhar dos estudantes a observarem e identificarem, ao seu redor, oportunidades de inovação, construindo soluções que possam ajudar a resolver necessidades ou problemas presentes em nossa sociedade, ampliando, também, o olhar da criança e do adolescente para si mesmo, seu propósito e projeto de vida.

O projeto, que acontece em parceria com o Sebrae, é composto por 9 temas que são desenvolvidos durante o ciclo do Ensino Fundamental, incentivando os estudantes a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o sentimento de coletividade para que aprendam a empreender a própria vida. De forma integrada aos objetivos do currículo escolar, o projeto envolve os estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender, desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores para que cada aluno reconheça a importância do seu papel em um grupo, assumindo-o de forma consciente e responsável.

“É muito enriquecedor para todos os envolvidos, acompanhar o processo desde o início. Alunos e professores aprendem juntos a empreender, pois a metodologia favorece à autonomia e confiança das crianças que vivenciam, de forma lúdica, com jogos e brincadeiras cooperativas, todas as etapas de um plano de negócio”, acrescenta Karoline Alves, professora do 1º ano do Ensino Fundamental.

Os estudantes dos 1º e 2º s anos estão em processo de interação com a natureza para plantio e, posteriormente, montagem de uma loja de temperos naturais. A proposta será desenvolvida na escola e contempla estudos de meio, com visita e exploração de plantações, para que eles entendam o processo, os materiais utilizados, os gastos e, também, para que se sintam parte desse meio. Débora Zucolotto, professora do 2º ano, acrescenta que “O projeto será desenvolvido durante o ano letivo e como fechamento teremos a Feira de Empreendedorismo, onde os alunos montarão uma loja de temperos naturais e a renda arrecadada será destinada a um projeto social”.

Todas as turmas, do 1º ao 9º ano, estão vivenciando e desenvolvendo seus projetos e nossa intenção é trazer a comunidade para dentro da escola, envolvendo também as famílias no processo de construção do olhar empreendedor.