O Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), participou no dia 26 de maio da 10ª edição do Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. Realizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o Congresso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira.
O Colégio participou com 23 educadores, sendo 8 práticas pedagógicas compartilhadas. Entre elas está o Projeto de Intervenção social: a investigação e o pensar em comunidade, apresentado por Juliana Christina Rezende de Souza, Coordenadora Psicopedagógica, juntamente com Danielle Barriquello, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Rede Marista de Colégios (RMC).
Muitas áreas de conhecimento estão envolvidas nas estratégias utilizadas dentro da sala de aula, para que o conhecimento seja ensinado de maneira lúdica e eficiente, proporcionando ampla aprendizagem. As apresentações foram: “Retratos da vida local: Ribeirão Preto! Arte, história e cultura”, “Abra-palavra: o jogo na construção de saberes”, “Luz, câmera, intervenção!”, “Uma viagem dentro da colmeia”, “Natureza em quadros: diálogo entre arte e movimento”, “Poesia, música e arte: um desejo por experimentar” e “Entre ritmos e poesias: Manoel de Barros e Mário Quintana”.
A participação no 10º Congresso ICLOC teve grande importância para o Colégio, pois permitiu que os educadores compartilhassem suas estratégias e visualizassem novas possibilidades de trabalho, ampliando o universo de ideias voltadas para a educação de qualidade. As práticas educativas compartilhadas pelos educadores do Colégio no Congresso foram publicadas no livro “Práticas na Sala de Aula – 1111 projetos para contribuir com o seu trabalho”, da Editora Moderna.
Clique e acesse a lista de práticas apresentadas pelos educadores