Fio da Vida: o início da construção do Projeto de Vida

Além das vivências das turmas nos ateliês, cada criança, individualmente, realiza percursos personalizados, de acordo com suas preferências, auxiliando na construção de seu projeto de vida

Já é conhecido o fato de que no colégio, todas as turmas participam de ateliês em sua rotina. Os Ateliês são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criatividade e da investigação. Neles, as crianças possuem espaço e tempo dedicado à pesquisa, criação, manipulação de materiais e construção de conhecimentos, por meio das múltiplas linguagens presentes no currículo escolar, promovendo vivências significativas.

Mas, você sabia que além das vivências das turmas nos ateliês, organizada na rotina semanal, cada criança realiza alguns percursos personalizados de acordo com suas preferências?  Sim, esse é o Fio da Vida! Continue lendo e entenda como funciona na prática….

O Fio da Vida é um projeto presente na rotina do Infantil 3 ao Infantil 5, e convida cada criança a se conhecer, investigar, interagir e intervir no mundo, incentivando o protagonismo infantil. É a partir desta relação, que as crianças começam a compreender inúmeras questões sociais presentes na sociedade e a fazer escolhas que terão impactos nos seus projetos futuros.

Trata-se de um projeto que começa em sala de aula e se materializa nos Ateliês do colégio. Iniciamos com uma roda de conversa, onde cada criança realiza a escolha do ateliê que participará naquela semana, e assim, vivenciam propostas de atividades no espaço escolhido. Por meio da observação das preferências e das vivências, compreendemos os gostos individuais de cada criança.

Os Ateliês disponíveis para escolha das crianças são:

• Ateliê Literário e Cênico;
  • Ateliê de Música;
  • Ateliê Arte e Natureza;
  • Ateliê Corporal.

Nos espaços, as vivências organizadas e mediadas por professores atelieristas, vão desde atividades de exploração, improvisação, até atividades dirigidas, oportunizando que a criança, em alguns momentos, escolha a proposta dentro do espaço do ateliê para que, assim, elas aprendam a analisar, tomar decisões, negociar e trilhar seus caminhos por meio das brincadeiras e trabalhos individuais e coletivos, desenvolvendo ainda mais seu potencial imaginativo e de aprendizagem.

Nesse momento, reunimos crianças de diferentes idades (3 a 5 anos), pois esses agrupamentos enriquecem as interações sociais e estimulam a colaboração, trabalhando a coletividade ao ajudar e aprender com o outro. Assim, as descobertas e aprendizagens são enriquecidas pelas experiências do outro e de si mesmo, por encontros plurais.