Por Gustavo Andrade Carluccio
A música é a arte de combinar sons para produzir sensações agradáveis com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da criança seja no âmbito moral e/ou social, contribuindo na conquista de hábitos importantes de cidadania.
No dia a dia, a criança aprende com a interação em atividades que o mundo pode oferecer, sendo a música parte importante destas atividades, servindo como instrumento agregador e transformador com poder de libertação e criação de conhecimento e autoestima.
A criança deve praticar música brincando, sendo essa a maneira mais adequada de construir uma relação de descobertas com o mundo a sua volta. Na infância, a criança percebe sons, aprende gestuais de uma canção, toca um instrumento, traduz movimentos rítmicos por meio do corpo, pesquisa, constrói e descobre novos sons.
É na ludicidade do ateliê de música que ocorre a relação de sons que transmite e expressa toda nossa afetividade, construindo assim um processo de aprendizagem significativo por meio da música.
A roda de cantos, o contar de histórias, danças gestuais, manipulação e execução dos instrumentos de percussão e apreciação de canções são formas de vivências no ateliê de música, evidenciando também a importância de trabalharmos com músicas de diferentes culturas e nações, o que amplia o repertório linguístico e cultural dos estudantes.
Nas aulas de música são necessários vários materiais lúdicos e criativos, não basta apenas tocar a canção e cantar, mas ligar estas situações com recursos visuais como bichos de pelúcia, fantoches, tecidos, brinquedos de madeira, bolas, bexigas, e materiais recicláveis, com o objetivo de facilitar a sensibilidade e criatividade.
É na descoberta de novos sons que construímos uma abordagem musical mais eficaz e com isso criamos formas inovadoras de fazer música, o que proporciona vivências de conhecimento e de uma formação humana, criativa, reflexiva e com a função de ajudar na conquista de novas oportunidades futuras.
A educação pela música é uma proposta educativa importante que justifica ser aplicada durante a infância, por ser um momento em que ocorre maior desenvolvimento psicológico, emocional e cognitivo. A música, articulada com outras linguagens e áreas de conhecimento, tem papel transformador no desenvolvimento das crianças.
Gustavo Andrade Carluccio é Professor Atelierista de Música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Colégio, Bacharel em Musicoterapia, Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Pós-graduando em Práticas Musicais em Contextos Educacionais pela Universidade de Brasília (UNB).