O caderno pelo olhar das crianças

Mais do que folhas de papel para organizar registros e exercícios escolares, o caderno é espaço para que as crianças imprimam suas marcas e singularidades.

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, geralmente, é um momento de grande expectativa para as crianças. Já nos primeiros dias, os estudantes manifestam curiosidade e interesse em descobrir quais serão as novidades e, sem dúvida, o uso do caderno é o mais esperado!

Mas o que é o caderno? Segundo o dicionário Aurélio, é a reunião de folhas de papel cosidas, coladas ou grampeadas de maneira a servir como livro de apontamentos, exercícios escolares etc. Mas qual o significado do caderno para as crianças? Ao utilizá-lo, elas demonstram encantamento, especialmente, por personalizá-lo. Escolher qual tipo de desenho elaborar para a capa, com quais cores pintar a linha, se irão colar algum adesivo, quais amigos ou predileções registrarão em suas listas, enfim, nele os estudantes imprimem suas marcas, expressam suas preferências e singularidades.

Embora as propostas partam do professor e seja uma construção coletiva, as crianças assumem o protagonismo e a autoria de seus registros no caderno. Vamos conhecer um pouquinho desse processo pela voz dos estudantes?