Quando as crianças conversaram sobre o que é necessário para produção de um filme, chegaram à conclusão que precisariam da ajuda de um especialista no assunto, que por meio de oficinas e debates, contribuísse para o filme sair do papel.
Neste contexto, recebemos o produtor Ronaldo Paskakulis que inicialmente conversou com as crianças sobre o tema de forma ampla, explicando como funciona a construção de um filme e, principalmente, ouvindo o que as crianças tinham para dizer, suas ideias, expectativas, desejos e dúvidas. Foi o momento de começar a colocar todas as pesquisas e conversas em ação.
O produtor explicou o que é necessário para construir um filme, visto que, apenas uma pessoa não consegue fazê-lo, em seguida partilhou uma lista de interesses, para que as crianças escolhessem quais papéis gostariam de assumir na produção do filme (narrador, cinegrafista, microfonista, elenco, dentre outros), para que no próximo encontro, fossem formadas as equipes e distribuídas as tarefas.
As crianças se envolveram no assunto, de forma que a curiosidade e o desejo de aprender eram visíveis em suas falas e ações. O Projeto de Intervenção Social proporciona momentos como este, nos quais as pesquisas e a busca pelo conhecimento são prazerosos.
As crianças conheceram alguns instrumentos que serão utilizados (câmera, cinto com equipamentos, microfone) e como eles podem auxiliar para que a gente consiga os efeitos desejados, pensando nos objetivos construídos anteriormente.
O atelierista de música e a atelierista de linguagem literária e cênica participaram deste momento com o objeto de integrar estas linguagens com a linguagem cinematográfica.