A necessidade de proporcionar um momento de vivência das famílias no Colégio surgiu nas discussões do PIS, Projeto de Intervenção Social da turma do 1º ano A do período da manhã, os estudantes pesquisaram e trouxeram para a roda de conversa o que significava as palavras “Experiências”, “Experiências de vida” e “Experiências científicas”, e iniciaram uma discussão acerca de como as experiências mobilizam os indivíduos.
Em seguida, as crianças participaram de oficinas nas quais realizaram experiências científicas e participaram de vivências nas quais a Atelierista de Literatura Ana Carolina e a fisioterapeuta Paula (mãe Marista Champagnat) relataram para os estudantes acerca de suas experiências de vida com os idosos. Nesse momento as crianças realizaram diferentes perguntas, tais como: o que eles precisam? quais atividades realizam? O que as pessoas fazem por eles? Quais brincadeiras realizaram durante a infância?
Dessa maneira, as crianças elaboraram hipóteses acerca dessa faixa etária e relataram a importância de conhecer mais sobre os idosos. Em grupo, por meio das discussões mediadas pelo professor, os estudantes decidiram convidar os familiares para participar de uma vivência. O intuito era de conhecer mais sobre a vida dos familiares (adultos e idosos) e participarem de uma experiência na qual possibilitassem diferentes olhares acerca dos cuidados e das relações entre netos, filhos, pais e professores.
Com o objetivo de relacionar o Projeto de Intervenção Social aos Componentes Curriculares, as crianças iniciaram os estudos acerca do ciclo de vida e os cuidados com saúde (alimentação e exercícios). Os estudantes convidaram o Atelierista Ravano para colaborar com essa etapa de investigação. No momento da aula de Educação Física, as crianças juntamente com o professor, elaboraram hipóteses acerca das diferenças e semelhanças entre o corpo de uma criança e um corpo de um idoso. Decidiram que na primeira parte da visita dos familiares seriam realizadas atividades de ginástica laboral utilizando recursos para o desenvolvimento dos exercícios.
No segundo momento, os estudantes decidiram elaborar uma entrevista com perguntas sobre a vida individual de cada familiar, com objetivo de coletar dados. Em um terceiro momento, a partir das sequências didáticas e dos conhecimentos que permeiam o 1º ano, as crianças decidiram elaborar jogos que auxiliassem no raciocínio e memória dos familiares. Com objetivo de promover um ambiente acolhedor e agradável, as crianças, no Ateliê do Sabor, realizaram a receita do bolo de cenoura e pão de queijo, utilizando ingredientes saudáveis.
Essa vivência faz parte do percurso em que as crianças delinearão ao longo do ano. Todo esse processo ampliou o repertório dos estudantes acerca dos seus papéis como crianças. Dessa forma, contamos com a colaboração de todos os sujeitos participantes da comunidade escolar, para continuar a trilhar etapas significantes para o desenvolvimento do PIS do 1° ano A – manhã.
Professora Camila Pereira