Estudos neurocientíficos apontam que aos 6 anos a criança já pode ser alfabetizada, mas o processo se inicia aos 2 anos de idade
Quando uma criança está prestes a ser matriculada em uma escola, o mais comum entre os pais é se preocupar com a questão da alfabetização. Pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização, no entanto, o caminho utilizado para alfabetizar pode ser iniciado bem antes, aos 2 anos de idade, considerando que na perspectiva do “letramento”, alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, passando pela capacidade de se comunicar, de contar, construir histórias e narrativas, de ler o mundo que o cerca, do domínio e uso da língua no cotidiano.
Já aos dois anos de idade, a criança pode ser estimulada com cores, sons, movimentos, trabalho da coordenação motora e outras ferramentas e recursos tecnológicos, de forma lúdica. Esse exercício constante é realizado para abrir uma janela no sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação do que é ensinado.
É importante promover a etapa da estimulação lúdica para preparar melhor a criança ao contato com a leitura e a escrita de forma mais efetiva e complexa, por volta dos 6 anos, e se efetivando no 2º ano do Ensino Fundamental, seguindo as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E, a partir dessa idade, nota-se um aumento do repertório da criança, já que a alfabetização é o resultado do processo gradativo da construção e desenvolvimento da oralidade e escrita,
adentrando assim, no mundo letrado.
Sobre :
Teresa Cristina Citelli
Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto-Sp, formada em Pedagogia e Letras, se especializou em Psicopedagogia, para auxiliar as famílias e professores no desenvolvimento da Aprendizagem, de forma integral e no uso de novas metodologias que estão fazendo a diferença neste novo contexto que estamos vivendo.