O termo, que vem ganhando cada vez mais espaço atualmente, estimula a sociedade a construir relações afetivas e tomar decisões conscientes. A intenção é superar a cultura da indiferença e do conflito e assim construir um caminho para a cultura de paz.
Sendo assim, o projeto Marista Cultura do Cuidado – Jornada Escola Segura nasceu em 2022 a partir da nossa preocupação com as relações, especialmente em tempos de pós-pandemia. A proposta dá suporte à capacidade de lidar com emoções, se relacionar com o próximo e tomar decisões conscientes.
Saiba mais: O projeto contempla uma série de práticas formativas (para colaboradores, estudantes e famílias) e guias de orientações sobre bullying, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, cuidados socioemocionais, práticas inclusivas e outros temas que foram implementados com o objetivo de promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, sensibilizando famílias e as novas gerações para os problemas do mundo e orientando-as para que saibam acolher as diferenças em um ambiente seguro, onde se colocar no lugar do outro é um exercício constante e engrandecedor.
“A cultura do cuidado, é um compromisso comum,
solidário e participativo para proteger e
promover a dignidade e o bem de todos.”
Papa Francisco
Leia a matéria completa no Marista LAB: Cultura do Cuidado: confira 5 benefícios para crianças e adolescentes